quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

“Quem dentre vós é sábio e inteligente?”

Reprodução
O carnaval no Brasil é totalmente contrário aos valores cristãos. Mas, por outro lado, não podemos deixar de considerar que é uma manifestação cultural do povo brasileiro. Sendo assim, o país todo para nesse período. Com o propósito de descansar, fui com um grupo de amigos da nossa IASD Boa Viagem aproveitar esses dias na Chapada Diamantina, interior da Bahia. 

Foram tantas horas de viagem (aproximadamente 15h), que por alguns momentos eu pensava: “Vai valer a pena?”. Pois bem, valeu. O lugar é realmente lindo e encantador; faz você refletir sobre quanto bem Deus quis nos proporcionar quando criou o mundo. As comparações com o que iremos ver quando chegarmos no Céu foram inevitáveis. Tudo é muito grandioso e admirável, nos fazendo perceber que nada, absolutamente nada que a inteligência humana possa criar, jamais se comparará ao que Ele pode fazer. 

Entre tantas trilhas, cachoeiras, morros e grutas, fomos conhecendo pessoas muito especiais dentro daquilo que sabiam fazer: os guias. Estes homens foram me chamando atenção e encantando pelo tamanho de sua sabedoria sobre as coisas de Deus. Nós estávamos ali como meros espectadores das paisagens; eles estavam ali nos ensinando sobre como tudo aquilo lá foi descoberto e explorado, bem como o que devemos saber e fazer para contemplar corretamente as obras divinas. 

Alguns poderiam pensar: “O que estes homens podem me oferecer e ensinar sobre o que vou encontrar aqui?”. Pois eu digo que com todo meu letramento, cursos, leituras e conhecimento superficial sobre as coisas da vida, eu nunca poderia dar uma aula como a que aqueles homens nos ofereceram. Contudo, a maior lembrança que eu pude trazer na minha bagagem foi o aprendizado de que o homem sábio e inteligente não necessita fundamentalmente dos conhecimentos que os livros nos trazem, mas sim, que “mostre com um bom proceder as suas obras repassadas de doçura e de sabedoria”, Tiago 3:13. 

Karla Predo é coordenadora pedagógica e membro da igreja de Boa Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário