quinta-feira, 9 de julho de 2015

Nazaré não foi à toa

“E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré?”, João 1:46. Jesus viveu 30 anos na aldeia de Nazaré, mas sua permanência lá não foi mera coincidência, e sim uma providência divina. Ellen G. White diz, em seu livro “Mensagem aos Jovens”, que Cristo não escolheu por Si mesmo este lugar. Ele foi escolhido pelo Pai Celeste como um lugar em que o caráter de Cristo seria experimentado e provado por vários modos.

Os habitantes de Nazaré tinham um caráter tal que Cristo se achava continuamente exposto às tentações. Dessa forma, Cristo foi sujeito a duras provas e conflitos para que desenvolvesse o caráter perfeito que O torna um perfeito exemplo para as crianças, jovens e adultos. Isso é diferente do que nós, jovens, vivemos hoje? Quantas vezes nos confrontamos com lugares e momentos em que mostrar no que acreditamos seria difícil? Essas dificuldades vêm para moldar nosso caráter.

Cristo viveu num ambiente desfavorável a uma vida cristã, porém passou sem murmurar, mostrando-nos um caráter a ser copiado em nossa vida prática. “Ninguém jamais será chamado a aperfeiçoar o caráter cristão sob as mais desfavoráveis circunstâncias do que a do nosso Salvador”, Ellen G. White. Não devemos nos conformar com as circunstâncias ou ambiente em que vivemos. Cristo deixou Seu exemplo a ser seguido. Aonde estivermos, que possamos ser luz do mundo e sal da terra. Não tem problema se brilhar demais, pois Deus é o Sol da justiça. Também não há problema se for “sal demais”, pois quem tiver sede poderá beber da fonte de Água Viva.

Devemos escolher firmemente imitar a Cristo, mesmo nas mais desfavoráveis circunstâncias. Cristo viveu aqui e deixou Seu exemplo. Ele conseguiu. Juntamente com Cristo, o Pai e o Espírito Santo, podemos conseguir também. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”, Romanos 12:2.

Camila Lima é estudante de enfermagem e, na igreja de Boa Viagem, integra a equipe de Saúde