quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Caminho

Reprodução
Andar é uma atividade básica do ser humano. É uma das nossas habilidades mais importantes, tanto é que o bebê - quando fortalece a sua musculatura - vai aprendendo a desenvolvê-la. Andar de um lado para o outro é algo tão rotineiro que apenas quando sofremos alguma impossibilidade é que damos valor a esse aprendizado. 

Sim, aprendizado. Andar é um conhecimento construído e trabalhado por mente e músculos. Cada um tem uma maneira de caminhar, mais lento ou rápido. E não é à toa que a Bíblia está repleta de paralelos relacionando a caminhada física com a espiritual. Afinal, também espiritualmente todos temos ritmos mais lentos ou rápidos. 

Salomão comparou que podemos conhecer alguém tolo a distância, porque no caminhar dele já se faz presente as suas características que lhe fazem como tal. “Mesmo quando anda pelo caminho, o tolo age sem o mínimo bom senso e mostra a todos que não passa de um tolo”, Eclesiastes 10:3.

Paulo talvez tenha sido o maior incentivador dessa metáfora. Para ele nossa vida é uma maratona. “[...] e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé [...]”, Hebreus 12:1,2. E tal qual num estádio, vários correm lado a lado, mas o resultado final depende do desempenho de cada um. “Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. ”, 1 Coríntios 9:24. Por isso, nossa vida deve ser um testemunho para alcançar os que nos rodeiam. 

Jesus nos falou para “não andarmos ansiosos com o que comer ou vestir” (Lucas 12:22), mas o seu maior ensinamento sobre esse tema ocorreu em um dos seus milagres. Ao andar sobre às águas, chamou o homem para vir até Ele. O caminho que nos separa o nosso barco de Cristo pode ser encarado como nossa vida. Nosso andar vacilante está nos fazendo afundar, mas a mão do Salvador já está estendida. Nossa única tarefa que nos resta é pedir a Sua ajuda. 

Guilherme Cunha é estudante de Contábeis e, na igreja de Boa Viagem, é líder de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário