quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

A Luz

Reprodução
Um dos primeiros indicativos da época de Natal é o surgimento de muitas luzes. Talvez, até mesmo aqueles que colocam luzes nos prédios, árvores, casas, etc.; não se deem conta de que elas não são apenas decorativas, mas especialmente simbólicas. O profeta Isaías declarou que nosso mundo é um lugar de trevas. A ausência de luz impossibilita a caminhada (Isaías 9:2).

Há pelo menos dois significados para a expressão “em trevas”. Primeiro, significa que a maldade encheu nosso planeta. O outro sentido, é que há uma falta de conhecimento sobre o que fazer para curar o mal que se estabeleceu em nosso mundo. Então, o termo “trevas” tem que ver tanto com o mal, quanto com a ignorância de como lidar com ele. Podemos comparar essa questão com um motorista que guia seu carro sem farol numa noite escura. Ele pode até saber que há um caminho. No entanto, sem a luz, ele se perderá.

Claro, estamos falando de assuntos espirituais, e nesse sentido muitos julgam acreditar ser capazes de pôr fim a escuridão da vida com sua capacidade cognitiva (intelecto) ou sua capacidade criativa (inovação). Outros, lançam mão de recursos humanos na intenção de iluminar seu mundo pessoal. Recorrem a especialistas, místicos, sábios, ciência, religiosos. É como se dissessem: “sim, estamos em trevas, mas temos os recursos para pôr fim a escuridão”. Somente para depois se sentirem impotentes e frustrados.


Mas uma solução foi apresentada tanto pelo profeta Isaías, bem como, pelo evangelista Mateus: “o povo que vivia em trevas viu grande luz; sim, uma luz raiou”, Mat. 4:16. O cumprimento das palavras desses dois servos de Deus pode ser comprovado na declaração de JESUS; “Eu sou a Luz do mundo”, João 8:12.

Quando Jesus está presente em nossa vida, em nossas decisões, em nosso dia a dia, equivale dizer que a Luz raiou. A vida começa a ter real sentido. Nesse Natal, não perca de vista o simbolismo de que JESUS é a LUZ. E quando todas as luzes se apagarem - se você crer - Ele continuará brilhando para você.

Edimir Maciel é pastor e líder da igreja de Boa Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário